Gatabaia

"Se procurarmos a verdadeira fonte da dança e nos virarmos para a Natureza verificamos que a dança do futuro é a dança do passado, a dança da eternidade, que sempre foi e será a mesma." Isadora Duncan (1878-1927)

07 dezembro 2007

Ten Dá


O aparato da tenda. Todo mundo fala na tenda. Da tenda e do Mercedes blindado, mais 200 seguranças e blá, blá, a afrontar a pobreza e misérias dos países onde os direitos humanos não existem sequer, não é uma questão de serem violados aqui ou ali pontualmente: não existem, são desconhecidos! Portugal quer ser a ponte entre a Europa e África. Honrar a História de Portugal (???). Espero que sem paternalismos nem interesses económicos o que será difícil pois Africa é ‘atrasada e ignorante’ e haja alguém que lhes ensine e os aculture. Tipo pai tirano. Tem sido assim e não creio que mude muito ou para melhor.

Muitos poucos dos comuns mortais acreditam nesta Cimeira. Tão só cifrões. O interesse nas populações na fome na miséria? A agenda foi vagamente divulgada, mas as empresas e empresários devem saber ao que vão e estão estrategicamente ‘atentos’ como dizem. Atentos a quê? Quem está em Lisboa assiste ao aparato e histeria, quase total, de batedores (vindos de todo o país e que ficaram instalados com condições desumanas para que fiquem a saber das condições de vida em muitos dos países africanos) ruas condicionadas ao trânsito, hã, mas fico a saber que a Líbia ‘também’ quer investir em Portugal. Um também intrigante. E nós, impávidos e algo serenos, não precisamos de ir ao circo russo que por aí anda em digressão natalícia.
Mantenhas