Gatabaia

"Se procurarmos a verdadeira fonte da dança e nos virarmos para a Natureza verificamos que a dança do futuro é a dança do passado, a dança da eternidade, que sempre foi e será a mesma." Isadora Duncan (1878-1927)

15 outubro 2007

Kant actas



A sabedoria em saber gerir o bem público cresça nos governantes e eleitos pelo povo, que está cada vez mais incrédulo. Digno de cântico: renasceu. Ouvi eu ontem. Não foi no palco dos concircos, onde adora brilhar. PSL percebeu ser desnecessária a sua intervenção, tanto mais que igualar ou superar Ferreira Leite era um tanto ou quanto difícil na oratória e na ovação. Vai ser por certo no hemiciclo. Um folclore prometido, pois retórica e argumentação ninguém lhe nega. Redução de planos maquiavélicos ou adiamento de estratégias bolorentas? Uma certeza: nunca virá pão ou alegrias para o mortal comum como eu.


***

Num período em que assistimos a laivos de prepotência e atentados à democracia gostei da réplica da Caravela espanhola Amistad chegar à doca da Rocha de Óbidos (ironia né?) e estar por perto a lembrar a, não muito longínqua, escravatura. Foi com festa que foi celebrada a sua chegada. Terá sido só festa ou quando lêmos/ouvimos as notícias e participamos nestes eventos, aprofundamos e interiorizamos o tema? É que é festa mas festa ... séria.

'Dizem que esta cidade tem dez milhões de almas

umas vivem em palácios, outras em mansardas;

contudo não há lugar para nós, minha querida, não há lugar para nós.

Uma vez tivemos uma pátria e julgámos que era bela.

Olha para o mapa e lá a encontrarás;

mas não poderemos regressar tão cedo, minha querida, não poderemos regressar tão cedo.

...

Desci ao porto e parei no cais

vi os peixes a nadar. Como são livres!

a dez pés de distância, minha querida, só a dez pés de distância.

Passei pelo bosque, há pássaros nas árvores

não têm politicos e cantam livremente.

Não são da raça humana, minha querida, não são da raça humana... a)

Mantenhas