Gatabaia

"Se procurarmos a verdadeira fonte da dança e nos virarmos para a Natureza verificamos que a dança do futuro é a dança do passado, a dança da eternidade, que sempre foi e será a mesma." Isadora Duncan (1878-1927)

06 janeiro 2010

Racordai


Hó mnins hó que sódad, hó que mánha.
Nhã Son Silvestre de Sonia Morais tâ um doçura di térra.


"Fui sempre uma adepta fervorosa de Bandas. Era bem novinha quando travei conhecimento com A Banda de Chico Buarque de Holanda e adorei (como adoro toda a poesia desse fabuloso compositor) a letra dessa Banda que acorda a gente comum da sua vida sofrida e as faz sonhar…

Sr. São Silvestre, mandóns bem li ness casa
Ali ness casa do senhor e da senhora

Dia 1 de Janeiro, Praça Nova, 8 horas da manhã, uma pequena multidão de jovens continua na praça a festa que terminou nos hotéis. Todos os bailes vão ter à praça, um trio eléctrico com batucada circula à volta, ninguém parece ter a mínima intenção de arredar o pé.

Desço à procura da Banda, ouvi ao longe uns acordes, achei que já estavam na praça. Nada. Vejo o Djessa a subir, viste a Banda? Não, também estou à espera, devem estar ainda na Che Guevara. Subimos a rua 5 de Julho e lá em cima, nada. O Djessa resolve perguntar aos polícias que estão à porta da Estação. Desceram por ali. Impossível, digo eu, teria ouvido, devem estar bem longe. Aparecem mais duas amigas, à procura, depois outra. O Djessa, que é fadigado, pede uma boleia, afinal estão ainda em Chã de Cricket. Esperamos um bocado e finalmente aparece a Banda com um punhado de gente atrás.

Eu quero saber se a senhora é mulher honrada
Pra correr mão lá na chave de bom baú


Beijos, abraços, Feliz Ano…As pessoas abraçam-se, dançam, por enquanto é tudo gente que dormiu uma noite de sono, alguns como eu, até já tomaram café. Vamos prosseguir pelo Alto de São Nicolau. Dois jovens tomam o comando, vão indicando o caminho. Alguns elementos da Banda vão tocando às campainhas e recebendo envelopes. E muitos dos que abriram as janelas, saem e vêem juntar-se ao grupo. Já somos uma boa vintena.

Pra retirar uma oferta grandiosa
Pra repartir com os nossos companheiros


Alto de São Nicolau é zona forte, vale a pena fazer a volta completa. O grupo continua a aumentar, todo o mundo canta a plenos pulmões, somos já uma pequena multidão. Muitas pessoas estão atrás das janelas, à espera. Pensava que já não vinham, reclamam…Na minha praceta há uma pausa. Pedem-me água, dou um pé de corrida e vou a casa buscar um boião e uns copos descartáveis. Aproveito para filmar um pouco. Ofereço uma cervejinha gelada a algumas amigas. Descemos para a Praça…

Ó dá ó dá se bô ti ta dá
Se bô ca ti ta dá dze nôs que nô ti ta bá


São já 9,30, pensava eu que a juventude tivesse finalmente arreado, mas qual… Estão todos, mas todos, na Praça, á espera da Banda. É inacreditável! De repente caímos no meio da bagunça, somos completamente engolidos pela multidão de jovens que quase abafam o som da banda. Perco-me da malta da minha camada. Mais abraços, mais beijos, mais votos de feliz ano. As pessoas transbordam de alegria e felicidade, acreditam mesmo que o Ano Novo vai ser bom, vai trazer saúde, amor e paz, desenvolvimento, chuva, trabalho, enfim… os votos são sinceros, há um sentimento de esperança e sonho nos rostos.

E obrigada por esta festa grandiosa

Continuamos a subir. Acreditem ou não, agora somos largas centenas. Rua João Machado acima, chegamos a Fonte de Meio. Vai aparecendo mais gente ainda. Mais abraços, mais votos, alguns bem etílicos... Vamos a caminho do Alto Mira-Mar, a malta aguenta firme. Por alturas da Praceta José Lopes, sinto os joelhos a doer. Afinal já são 11 horas, e eu estou nesta brincadeira desde as nove. Já fiz o meu cross de domingo, e a dançar…Parei ali, voltei para casa. Bem-haja a Banda da Câmara Municipal de São Vicente, que todos os anos nos faz começar um Novo Ano a sonhar. É por isso que as Bandas me fascinam. Feliz Ano Novo a todos!

Deus tchegóne outro óne
Q’ vida e saúde pa nô tormá bem


Sónia Morais
3 de Janeiro de 2010"
Bem hajas tu Sonia que me deste um pedacinho de nhâ térra.

Mantenhas

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home